16 de agosto de 2009

Resumo da Obra:

Na província de Mancha, Espanha, vive um ingênuo fidalgo espanhol, chamado dom Alonso Quixano. que de tanto ler histórias de cavaleiros medievais confunde fantasia e realidade, e decide se tornar, ele também, um cavaleiro andante e sai pelo mundo acreditando em seus delírios. Trata-se de um ingênuo senhor cinqüentão, que vivia na zona rural. Tinha nome nobre, porém, poucas posses. Vivia em um velho casarão, com uma jovem sobrinha, uma governanta e um rapaz que cuidava da fazenda. A casa, além de uma extensa biblioteca, sendo os livros, a maioria de cavalaria, era toda ornamentada com escudos e lanças antigos, o que talvez tenha sido elementos fundamentais que levaram o personagem principal a enfrentar sérios problemas. Para tanto, recorre a uma armadura enferrujada que fora de seu bisavô, confecciona uma viseira de papelão e se auto-intitula Dom Quixote de La Mancha.

A princípio, sai sozinho de casa. Seu plano era andar pelo mundo, desfazendo injustiças, salvando donzelas e combatendo gigantes e dragões. Como todos os cavaleiros tinham uma amada, ele precisa de uma dama a quem honrar ,para dedicar suas aventuras heróicas, D. Quixote não tinha, mas inventou uma. Lembrou-se que, anos atrás, estivera interessado em uma camponesa , guardadora de porcos , chamada Aldonça, que vivia na aldeia de Toboso. Era feia, desajeitada e analfabeta, mas o cavaleiro mudou seu nome para Dulcinéia del Toboso e passou a fantasiar que ela era mais bela que todas as damas e princesas dos livros.. Depois de tomar essas providências, monta em seu decrépito pangaré, Rocinante e foge de casa em busca de aventuras. Essas duas figuras, ao contrário dos super-heróis, sonham, têm esperança e fracassam, o que os torna tão humanos.

Após um dia inteiro de caminhada sob o sol, depara com uma estalagem, que em sua mente perturbada se converte num castelo, onde pede para ser ordenado cavaleiro pelo estalajadeiro, que quase não consegue conter o riso. No dia seguinte, ao investir contra o grupo de comerciantes que vê como adversários, cai de rocinante e tem seu corpo moído por pauladas. Um conhecido da aldeia encontra o cavaleiro, entre gemidos e lamentos, e o conduz novamente à sua casa.Seguindo aos conselhos do Pe. Tomás e do barbeiro Nicolau, a ama e a sobrinha queimam seus livros e lacram a porta da biblioteca.

Quando os amigos de Dom Quixote descobrem a causa de sua “insanidade”, decidem por acabar de vez com ela, queimando todas as suas novelas de cavalaria. Por outro lado, ao agir desta forma, a sociedade comprova seu poder, eliminando algo que possa causar mais problemas futuros, que possa incomodá-la. Morte do personagem - Dom Quixote, inconsciente de seus atos, não percebe o desgaste de seu corpo e, infelizmente, como ele próprio afirma, só retorna à realidade quando já está nos momentos finais de sua vida. Morre arrependido, mas em paz por tê-la feito a tempo.

Enquanto todos acham que a estratégia da destruição dos livros havia sido um sucesso, Dom Quixote, pensando tratar-se de uma magia de algum cruel feiticeiro, resolve voltar à aventura, agora acompanhado do escudeiro Sancho Pança: um ingênuo e materialista lavrador, que aceita seguir o fidalgo pela promessa de uma ilha para governar. Sancho Pança, seu fiel escudeiro, embora tenha uma visão prática das coisas, é fascinado pela imaginação de seu amo. As viagens se sucedem sob a alucinação de quem está vivendo no tempo da cavalaria.

Viveu várias aventuras antes de retornar à Mancha. Numa delas quase foi esmagado, junto com Sancho, por uma enorme roda de um moinho d’água. Cismou que um barquinho sem remo, que se encontrava às margens do rio Ebro, era encantado e o levaria até uma fortaleza próxima, onde havia um valente cavaleiro, o qual ele iria libertar.

Na batalha conta o "exército de ovelhas" é relatado o encontro de Dom Quixote com dois rebanhos de ovelha. O cavaleiro, com todo o seu sonho, criou paisagens, personagens que não existiam, atribuindo-lhes armas, coroas e escudos. Foi então que o "herói" avançou em direção ao rebanho e foi surrado pelos pastores e pelas próprias. Outra aventura da dupla, aconteceu quando uma duquesa os encontrou por acaso, às margens de um outro rio. Quando os mesmos se apresentaram ela os reconheceu. Lembrou-se de um livro que um anônimo escreveu sobre a história deles e que circulava por todas as feiras da Espanha. Ela teve a idéia de se divertir com as maluquices dos dois e disse-lhes que teria um enorme prazer em recebê-los como hóspedes em seu castelo. Apesar de estarem sendo enganados e sendo objetos de escárnio para o casal de duques e seus convidados, sem saber é claro, tiveram um tratamento que fazia jus ao papel que fantasiosamente se auto-atribuíram. Foram recebidos com festa e tratados com todas as honras e solenidades que eram narradas nos livros de cavalaria. Até uma ilha Sancho ganhou para governar. Entretanto, os duques, criados e convidados criaram tantas situações constrangedoras e difíceis que Sancho renunciou ao cargo de governador da ilha. Depois de tantas aventuras e desventuras D. Quixote resolveu voltar à Mancha.

Ao final da segunda parte do livro, Dom Quixote volta à razão , renuncia aos romances de cavalaria e morre como piedoso cristão. reuniu a sobrinha, empregados e amigos e, bastante debilitado, mesmo depois de um longo repouso e acompanhamento médico, acordou de um longo sono e anunciou que a loucura o havia deixado e voltou a ser Dom Alonso Quixano. Decidiu fazer seu testamento, pois sentia a morte aproximar-se. Deixou as terras para a sobrinha, uma quantia em dinheiro para a governanta e Sancho e, aos amigos, a lembrança de que, apesar da loucura, viveu cheio de dignidade e bondade. Assim morre como piedoso cristão. um herói que, na sua loucura, foi tão corajoso quanto os verdadeideiros heróis.

62 comentários:

  1. Parabéns adorei o resumo do livro !!

    ResponderExcluir
  2. o ruim é que eu li pra que ele morrese no final isso é maldade se liga né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compreendo sua indignação , Bruno, e tbém compartilho desse sentimento de querer um final feliz.
      Mas isso não é nem ruim nem bom, isso é a ''vida'' ,quando tudo acaba sempre bem , ás mil maravilhas , é porque não é real, é exatramente igual ás alucinações de dom Quixote. Cabe a nós , dentro da realidade tentar fazer o melhor e com a mesma visão do do personagem que nunca teve maldade em suas ações. E no final podemos tr um'' final feliz''.

      Excluir
    2. ''Perdoe os errosde digitação ''

      Excluir
    3. Parabéns pelo resumo e também a sábia resposta
      E a vida é sempre assim

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. O tamanho n importa e sim o q ele diz

      Excluir
    2. N importa! Deu p intender completamente!👍👍👍

      Excluir
    3. Importa ss o tamanho pois preciso fazer uma prova amanha e preciso de um RESUMO pqueno

      Excluir
    4. Importa ss o tamanho pois preciso fazer uma prova amanha e preciso de um RESUMO pqueno

      Excluir
  6. sera que posso bota isso em trabalho de escola ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,pois seria plágio e isso é crime.
      falando de 2018





      Excluir
  7. Me ajudou bastante no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  8. O RESUMO DIZ A METADE DA PARTE DO LIVRO

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. chama a samu q eu tive um infarte de emoção :D

    ResponderExcluir
  11. Muito bom,parabéns!!!Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  12. vai ter questoes de dom quixote na minha prova de recuperaçao e esse resumo me ajudou bastante espero passar nessa prova

    ResponderExcluir
  13. por favor quem é crente ou evangelico ore por mim por favor

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Até hj o melhor resumo de livro q eu já vi #VCÉFODAPRAKRL

    ResponderExcluir
  16. muito bom
    primeiro por vc ter lido os livros
    segundo por ter a nobreza de fazer um resumo,
    obrigado

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito bom o melhor resumo que eu já li

    ResponderExcluir
  18. Excepcional!! Li esta esta obra por duas vezes e sempre que leio algo a respeito ainda me emociono.

    Muito obrigado por compartilhar este excelente Dom quixote resumo

    ResponderExcluir
  19. Excepcional!! Li esta esta obra por duas vezes e sempre que leio algo a respeito ainda me emociono.

    Muito obrigado por compartilhar este excelente Dom quixote resumo

    ResponderExcluir
  20. assisti um filme onde relatava uma peça sobre dom quixote , o assunto foi tão envolvente, que me interessei pela história de dom quixote. E gostei bastante desse resumo.Entendi um pouco mais o filme e um pouco dessa interessante história.

    ResponderExcluir
  21. É resumo da OBRA ou da primeira e segunda parte minha professora falou que tá errado .. não entendi mas nada ela falou resumo da obra não de parte dela nem das páginas já que a obra tem 126 pág. ..Me ajudem !!!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Xaiana olha o nome da mulher kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho uma prova pra fazer me desejem boa sorte...

    ResponderExcluir
  25. Aghju diagnosticatu cun MPE cun 55-60% di pulmonary capacity. U mo duttore hà dettu chì tuttu u chianciu, stomping your feet ùn cambie micca per accettà cum'è accettà è toccu in bracciale nantu à a volta è mi mannò in casa per mourri. Iu era devastatu è si scantava di fà nunda. Paria a camminate a mo bicicletta, mi scistia ferà qualcosa chì fateva qualsiasi sforzu. Mi cunsumava i mo pensi cù ogni alu è u scantu di ciò ch'è aspittà era quasi più di quandu putevi trattà. Allora ùn pudia pigliàrimi un pocu tempu, decisu di truvà una curazione in basa di basa è aghju avutu l'acrose Doctor Itua nantu à cumu guariscenu parechje persone chì soffrenu di Hiv, è Herpes li dete una chjamata annantu à questu numiru +2348149277967 ancu chat on whatsapp mi dettiru tutte e dettagli nantu à a guariscenza i hà pagatu per a medicina, dopu à 5 ghjurnati di ghjornu, aghjunghje a me medicina farfalla, l'aghju utilizatu da duie simane è quandu aghju stati guariti è oghje sò vivu sanu è beniu aghju aghju aghjetu ancu prumesse ch'ellu deve tistimunà di u so travagliu, Poni ancu guariscenu e seguenti malati ... Copd, Herpes, Alzheimer's disease, carcinoma.Asthma, Allergic diseases.Parkinson's, Epilepsy, Cancer, Fibromyalgia, Hiv, Hepatitis, diabetes, Celiac disease, Infertility, Asthma.Contact ... drituaherbalcenter @ gmail.com..Whatsapp Number ... + 2348149277976

    ResponderExcluir